segunda-feira, 12 de abril de 2010

Repercussões da crise de 29


~ Mundial
Após o fim da Grande Depressão, muito dos países mais severamente atingidos passaram a fornecer maior assistência social e econômica aos necessitados. Por exemplo, o New Deal dava ao governo americano maior poder para fornecer esta ajuda para estes necessitados, bem como aposentados.

A Grande Depressão gerou grandes mudanças na política econômica em vários dos países envolvidos. Anteiormente à Grande Depressão, por exemplo, o governo dos Estados Unidos da América pouco intervinha na economia do país. Executivos financeiros e grandes magnatas comerciantes eram vistos como líderes nacionais. A Grande Depressão, porém, mudou as atitudes de diversas pessoas em relação ao comércio. Muitos passaram a favorecer maior controle da economia do país por grande parte do governo. Outros grupos, mais extremistas, favoreciam a instalação de um regime comunista de governo.


~ Brasil
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador de café do brasileiro. Com a crise, a importação desse produto diminui muito e os preços do café brasileiro caíram. Para que não houvesse desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Dessa forma, diminui a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Por outro lado, este fato trouxe algo positivo para a econômia brasileira. Com a crise do café, muitos cafeicultores começaram a investir no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário