segunda-feira, 12 de abril de 2010

A NEP (Lênin)

Lênin implementou a NEP, sigla para a Nova Política Econômica, que recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economica soviética. Desta forma, o PC russo e o governo dos soviets pretendiam reconstruir a economia russa devastada pela invasão estrangeira e pela resistência das classes proprietárias a perda de seus incomensuráveis privilégios. A NEP, segundo Lênin, consistia num recuo tático caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros.


Após a Revolução, os bolchevistas ainda tiveram que enfrentar 3 anos de guerra civil. Vitorisos, agora tinham pela frente resolver uma série de problemas. A população ainda tinha mentalidade capitalista. Foi preciso fazer uma mescla de capitalismo x socialismo.


Em 1921, foi criada a NEP (a Nova Política Econômica) que restabelecia as práticas capitalistas anteriores a Revolução. Por ela os camponeses passariam a vender uma pequena parte da produção para o Estado a preço fixo, o restante podia ser lançado no mercado. Também permitiu-se a permanência empreendimentos capitalistas na pequena indústria e no comércio. O estímulo pelo gano pessoal foi reintroduzido e o igualitarismo teve que ceder passo à hierarquia e os privilégios materiais.


O país tomou algumas medidas como (estatização das empresas, minas, transportes e bancos), conviviam com medidas capitalistas (o médio produtor rural, o capitalismo urbano) e com a economia tradicional (economia de subsistência empregada pelos camponeses pobres). Essas medidas permitiriam a sobrevivência do regime dando-lhe folga necessária para a reorganização de forças. O próprio Lênin, teve dificuldade em definir o estado de coisas, que ironicamente classificava: como "uma mistura de czarismo com práticas capitalistas besuntadas por um verniz soviético"

Nenhum comentário:

Postar um comentário