Foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de Lênin. A teoria da "Revolução Permanente" baseia-se a ideia do "desenvolvimento desigual e combinado". Segundo seus seguidores, a ideologia trotskistas consiste em defender o marxismo, combatendo a burocracia no Estado Operário que se fortaleceu com a ascensão de Josef Stalin ao poder em 1924 na União Soviética. Dos pontos do marxismo-leninismo, Trotsky trabalhou e teorizou a respeito da ideia de Revolução Permante, sua principal divergência em relação ao pensamento de Stalin, o qual defendia a tese conhecida como "socialismo em um só país". A Teoria da Revolução Permanente defenderia a expansão da revolução para além das fronteiras da União Soviética como prioridade, ao invés do seu fortalecimento interno.
No final de sua vida, Leon Trotsky fundou a IV Internacional, após sua morte esfaçeceu-se em distintas correntes que hoje se auto-denominam trotskistas e se organizam em diferentes agrupamentos da Quarta Internacional, entre eles Liga Estrátegia Revolucionária-QI, Liga Internacional dos Trabalhadores-Quarta Internacional, etc.
Segundo a tese de Revolução Permanente, convivem igualmente elementos de um desenvolvimento econômico agrário com características feudais, com a indústria mais mordena do mundo. O que possibilitou não ter que esperar, na Rússia, o seu total desenvolvimento, para estar "madura" para a Revolução. (Trotsky considerava que esta era a situação na Rússia, dos czares).
Nenhum comentário:
Postar um comentário