segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ideias de Stalin


" As ideias são muito mais poderosa do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas, porque deveríamos permitir que tenham ideias?"

Stalismo é a designação coloquial da teoria política e do sistema político e econômico socialista feito por Josef Stalin e outros regimes semelhantes. Hannah Arendt fez uma descrição que foi muito usado pelos críticos do stalismo. O neo-stalinismo é a forma moderna do stalinismo, que foi usada para definir a gestão stalinista de Leonid Brejnev. Críticos afirmam que a corrente é anti-marxista, o outros afirmam que é totalitária e mesmo facista. Por outro lado, tem os que afirmam que o regime de Stalin foi capaz de salvar a população soviética promovida pelo nazi-fascismo e também promoveu um progresso econômico, científico, social, militar e político nunca visto na Rússia e União Soviético.
O chamado stalinismo se concentra em interpretar e aplicar as ideias de Marx e Lênin e construir um sistema político que dizia adaptar as ideias marxistas-lenistas às necessidades mutantes da sociedade. Entre aqueles que professam o marxismo ou o leninismo, há muitos que vêem o estalinismo como uma perversão dessa ideologia. Os trotskistas, em particular, são virulentamente anti-stalinistas, considerando Stalin como um contra-revolucionário que utilizava Marx como pretexto para pretensões políticas pessoais. No sentido contrário, os partidarios do Stalin pensam o mesmo sobre trotsky.

São aspectos comuns do stalinismo, entre outros:
~ Ditadura burocrática do regime de partido único;
~ Centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
~ Burocratização do aprelho estatal;
~ Intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;
~ Culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
~ Intensa preseça de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
~ Censura aos meios de comunicação e expressão;
~ Coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;
~ Militarização da socidade e dos quadros do Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário