Um dos primeiros conselhos de trabalhadores soviéticos foi organizado por Trotsky em 1905. Um conselho popular de estrutura livre que defendia uma forma de governo socialista radical e atuava como um governo paralelo. Composto de analfabetos, operários, soldados e até camponeses, seus membros eram escolhidos por aclamação popular, funcionava sem jurisdição e sem qualquer regra ou procedimentos fixos.
Sua composição política era quase que totalmente composta de socialistas que diziam que representar os verdadeiros interesses dos trabalhadores. Os objetivos dos Soviets eram basicamente dois: primeiro a criação de uma ordem exclusivamente socialista na Rússia e segundo ao enfraquecimento de todas as forças políticas não socialistas, chamados por eles de "burgueses" ou "capitalistas". Combatiam radicalmente os membros do governo provisório de kerenski, apesar desse também ser de certa forma um dirigente soviet. Somente em junho de 1917, a instituição "Soviets" foi reconhecida como fundamental para o sucesso do movimento revolucionário na Rússia. Com a vitória de Lenin, o Estado socialista ficou, pelo menos em teoria, estruturado e submetido a um Conselho de operários (Soviets) localizados nas fábricas, locais de trabalho diversos, nos bairros, etc.
O objetivo fundamental era vincular a atividade quotidiana das massas aos problemas fundamentais do Estado, da economia, etc. E, também, uma forma de evitar que a admistração destas questões se tornasse privílegio de uma burocracia isolada das massas. Os soviets se organizavam no local de trabalho, elegendo representantes que estariam junto aos trabalhadores todo o tempo, podendo, essa escolha, ser revogada a qualquer momento. Segundo os socialistas, essa forma de escolha procurava dar os soviets, um perfil diferenciado de democracia incentivando uma participação contínua e ativa da população no governo.
Diferente daquela democracia indireta, em que as massas votam daqui a 3 ou 4 anos, de forma indivudual, em um representante que terá toda a liberdade para fazer o que quiser até as próximas eleições.
Os conselhos (Soviets) deveriam detectar, decidir e também implementar soluções para os problemas locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário