domingo, 11 de abril de 2010

A Revolução Russa de 1917


A Revolução Russa de 1917 compreendeu 2 fases distintas:

~Revolução de Fevereiro de 1917
Nos primeiros meses de 1917 a situação chegara a um ponto completamente insustentável. Diversas lojas de mantimentos começaram a ser saqueadas pela população, os movimentos grevistas foram articulados e uma onda de protestos contra o governo czarista tomava as ruas da capital Petrogrado. As forças repressoras, que já também não reconheciam o poder estabelecido, tomaram parte da derrubada do governo ocorrida em 26 de fevereiro daquele mesmo ano.

Pressionado pelo levante popular, o czar Nicolau II abdicou do poder monárquico instaurando uma situação política dúbia no país. Ao mesmo tempo que o parlamento de maioria burguesa assumiu o novo governo, os sovietes russos começaram a se concetrar na capital na esperança de ter suas reindivicações atendidas. Com isso derrubaram a autocracia do czar Nicolau II, o último czar a governar, e procuraram estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.


~ Revolução de Outubro de 1917
A Revolução de Outubro na Rússia, também conhecida como Revolução Bolchevique ou Revolução Vermelha, foi a 2ª fase da Revolução Russa de 1917, depois da Revolução de Fevereiro do mesmo ano. Começou com o golpe de estado liberado por Vladimir Lenin e pelos bolcheviques, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917. Foi a 1ª revolução comunista marxista do Século XX e deu o poder aos bolcheviques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário