Duma é o nome dado à Assembleia Nacional da Rússia, criada em 1906 pelo czar Nicolau II, substituída pelo Soviete Supremo na sequência da revolução de 1917 e restabelecida com a queda do estado soviético, em 1991. Atualmente a Duma é composta por 450 deputados eleitos por 4 anos. A Duma, onde se davam as sessões, no Palácio Tauride, em São Petersburgo, Rússia. A Duma tinha como objetivo, durante a revolução russa, criar um parlamento que servisse para acabar com o autoritarismo dos czares e ter nas mãos do povo o direito de eleger seus governantes.
As pressões sobre o governo imperial czarista levou-o a promulgar o "Manifesto de Outubro" de 1905, no qual fazia promessas liberais, tentando acalmar a oposição ao seu governo. Dentre essas promessas, além de transformar seu governo numa mornaquia constitucional, o czar prometia a adoção da DUMA, ou seja, uma Assembleia Nacional Palamentar com a finalidade de exercer um poder de caráter legislativo. Seria eleita com base na afiliação político partidária e estendida a todos os partidos, incluindo os revolucionários mais radicais.
A primeira Duma foi eleita em março de 1906. Mais de 40 partidos e grupos políticos estavam representados com predomínio dos "kadets". Quando começou seus trabalhos, mostrou-se demasiado liberal para a administração czarista, levando o governo a dissolve-la.
A segunda Duma se reuniu em março de 1907. Era uma Duma hostil ao governo imperial e dela fazia parte Lenine e os bolcheviques e por isso foi dissolvida mais que a primeira. O governo fez algumas mudanças no processo eleitoral para escolha dos representantes da Duma de forma a favorecer os partidos mais conservadores.
A terceira Duma beneficiada pelas mudanças do processo de eleição, possuía em suas fileiras uma maioria de representantes da direita conservadora e cumpriu, integralmente, seu mandato de cinco anos. Apesar de seu aspecto conservador, essa Duma introduziu muitas reformas; concedeu direitos civis aos camponeses ao introduzir a justiça local e expandir o sistema educacional.
A quarta Duma mais conservadora que a anterior, teve que contornar problemas diversos com o ínicio das revoluções da década de XX e outros relacionados com a 1ª Guerra Mundial.
Após a revolução de 1917, essas Assembleias foram quase que ignoradas e durante o governo de Stalin, praticamente desapareceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário